Motociclistas colocam moradores em perigo em Avenida de Timóteo

Segundo moradores, diariamente é possível ver os jovens praticando a direção perigosa em seus veículos - Foto: AKR/JVA online
02-09-2011 11:08
A Avenida 29 de Abril, no Centro Sul de Timóteo, tem adquirido nos últimos anos uma má fama em relação a seus ‘frequentadores’. Segundo moradores da área, as ruas que contornam a praça são usadas diariamente por jovens em motocicletas, alguns aparentemente não habilitados, para ‘mostrarem suas manobras’. Eles empinam os veículos, passam em alta velocidade e sobem na área de pedestres, colocando em risco a vida dos transeuntes e tirando a paz daqueles que moram e trabalham na praça. Outro problema está relacionado a um dos principais males da sociedade atual: drogas.

A situação na Praça, que já é conhecida por muitos como “Cracolândia”, tem se tornado pior nos últimos anos. De acordo com algumas moradoras, que preferiram não se identificar com medo de retaliações por parte dos jovens que utilizam o local, o problema da praça tem colocado em perigo os moradores. “Todo dia os caras ficam empinando as motos aqui. No último sábado, um cara chegou a cair com a moto aqui, mas não se machucou muito. A moto poderia ter acertado um carro ou alguma outra pessoa. Se você ficar observando aqui, vai ver que, de instante em instante tem um motoqueiro passando em alta velocidade”, disse uma moradora.

Outra residente que também preferiu não se identificar afirmou que, quando a polícia chega, os motoqueiros já sumiram. “Quando a polícia chega, os ‘muleques’ já foram embora. Tinha que ser criado um posto da polícia aqui, para resolver esta situação”, afirmou a moradora. Ela revelou que a janela de sua casa está quebrada e que a ação foi causada por retaliação a uma ligação para a PM. “Tem uns dois anos que a janela da minha casa foi acertada por uma pedra à noite. Minutos antes eu tinha ligado para a polícia, reclamando da bagunça, dos garotos empinando as motos e usando drogas perto da minha casa. A Polícia chegou, eles foram embora, e depois alguém passou e jogou a pedra”, disse a moradora.



Cracolândia
Segundo a mulher, o uso de drogas por jovens na praça é grande. Ela afirmou que, no último sábado (27), houve uma briga na porta de um bar. “Foi cobrança de tráfico, com certeza. Era por volta das 21h quando cerca de 20 garotos desceram do morro. Desceram de bicicleta e pegaram três pessoas que estavam no bar. Quebraram uma cadeira em um deles e machucaram os outros dois. Depois se espalharam na praça”, disse a moradora.

Acidente
O corretor de imóveis aposentado, Luiz Paulo, de 61, afirmou que a situação é tão constante que algumas motos não precisariam nem ter duas rodas. “Eles só andam em uma mesmo, podiam tirar a dianteira. Já chegou até a acontecer acidente aqui. Marcelo, um funcionário da Aperam, chegando do trabalho, foi atropelado por um motoqueiro empinando a moto. Eles não respeitam ninguém”, disse o aposentado.

Polícia está trabalhando
Em conversa por telefone com o Capitão Sérgio Renato, Comandante da 85ª Cia. da PM, foi revelado que a Polícia já trabalha na identificação dos motociclistas que tem praticado direção perigosa na praça. “Recebemos as fotos e estamos identificando. A situação tem uma particularidade porque a lei não nos permite multar, nem autuar estes indivíduos sem uma apreensão em flagrante. Então estamos trabalhando para identificar e iremos realizar uma visita de prevenção ativa”, explicou o Capitão.

Sérgio Renato disse também que, em relação aos usuários de drogas na praça, a situação é um pouco mais complicada. “O problema das drogas é maior do que as pessoas têm pensado. Não temos condições de colocar policiais 24h por dia em todas as ruas de Timóteo, e nenhuma polícia tem condições de fazer isto em cidade nenhuma. Mas estamos trabalhando. Os índices de criminalidade caíram em mais de 63%. Só em agosto apreendemos 22 armas de fogo, um número muito alto. Nos últimos 30 dias, tivemos apenas dois crimes violentos na cidade, sendo que o último homicídio aconteceu em maio, e o suspeito, que é um traficante de drogas, está preso. Aliás, os principais traficantes da cidade estão presos. Aumentamos em 89% o percentual de apreensão de drogas na cidade. Estamos trabalhando cada vez mais. Desde fevereiro que a região da Praça 9 de Abril não tem um homicídio, e isto é prova de um trabalho sendo bem realizado. São números difíceis de se conseguir em uma cidade de 80 mil habitantes”, afirmou Sérgio. Ele lembrou também que, a presença da Câmara do Sistema de Segurança Olho Vivo coibirá os atos ilegais na praça. “Vai nos ajudar a localizar os suspeitos e vai coibir. É o ato preventivo que temos realizado, que é algo importante para alcançar estes números”, finalizou. 



Fonte: JVA online

0 comentários: