TECNICAMENTE EMPATADOS - Levantamento de marcas mais valiosas coloca Cruzeiro à frente do Atlético


13-09-2011 20:09
O futebol movimenta muito dinheiro no Brasil e mexe com o imaginário do torcedor, que pelos mínimos detalhes provoca discussões a cerca de qual clube é mais rico, que tem um patrimônio maior ou até mesmo que tem a marca mais valiosa no cenário mundial da bola.
Um levantamento publicado nesta terça-feira, feito no Brasil pela empresa BDO RCS Auditores Independentes, mostra o valor das marcas dos 12 principais clubes do futebol brasileiro em 2011. Pelo ranking, a patente Corinthians segue como a mais valiosa, valendo R$ 867 milhões, seguida do Flamengo (R$ 689,5 milhões) e São Paulo (R$ 664,2 milhões).
O que chama a atenção no levantamento é que equipes do Sul do Brasil, como Internacional (quinto colocado, R$ 277,90 milhões) e Grêmio (sétimo colocado, R$ 224,60 milhões) estão melhores ranqueadas do que os clubes mineiros. O Cruzeiro aparece na nona posição (R$151,13 milhões), enquanto o Atlético é o 10º (R$ 150,50 milhões).


Números de Cruzeiro e Atlético
No caso da Raposa, o clube se manteve na mesma posição de 2010, com uma evolução de 8% em relação ao ranqueamento de 2010 e 113% em comparação com 2004.
As receitas que mais contribuíram para o crescimento do valor da marca “Cruzeiro” foram as cotas de TV, que em 2010 atingiram R$ 29,2 milhões, o que representa uma evolução de 109% em relação a 2004. E patrocínio e publicidade, que atingiu R$ 18,6 milhões, crescimento de 188% nos últimos sete anos.
Outra receita importante para o clube celeste foi a bilheteria, que atingiu R$ 17,1 milhões no último exercício, crescimento de R$ 1.233% desde 2004.
O Galo apresentou boa evolução em relação aos últimos anos. Apesar de se manter na mesma posição do ranking de 2010, o Atlético foi o clube que, depois do Santos, mais cresceu em 2011, com evolução de 36% no valor de sua marca, em relação ao ano passado, e 155% em comparação com 2004.
As receitas que mais contribuíram para o crescimento do valor da marca do clube foram as cotas de TV, que em 2010 atingiram R$ 29,7 milhões (evolução de 234% em relação a 2006) e patrocínio, que atingiu R$ 28 milhões (crescimento de 541% em comparação com 2009 e evolução de 616% nos últimos cinco anos).
Outra receita importante para o clube foi a bilheteria, que atingiu R$ 8,4 milhões no último exercício, queda de 40% em comparação com 2009, mas que apresentou crescimento de 46% nos últimos cinco anos.


Ranking das marcas mais valiosas 

Corinthians R$ 867 milhões
Flamengo R$ 689,5 milhões
São Paulo R$ 664,2 milhões
Palmeiras R$ 452,9 milhões
Internacional-RS 277,9 milhões
Santos R$ 227,9 milhões
Grêmio R$ 224,6 milhões
Vasco R$ 162,4 milhões
Cruzeiro R$ 151,3 milhões
Atlético-MG R$ 150,5 milhões
Fluminense R$ 135,7 milhões
Botafogo R$ 90,7 milhões

Fonte: BDO RCS

0 comentários: