Corolla 2012 ganha atualização e reajuste de preço



Wagner Moura e Selton Mello serão os “garotos propaganda” do novo Corolla 2012, que chega às lojas no dia 29 deste mês. O comercial bem humorado com os dois atores será a jogada de marketing da Toyota para atrair consumidores mais jovens ao modelo que pertence a um segmento considerado de “tiozão”, o de sedãs médios. A ideia é mostrar que o carro está visualmente mais moderno e promover o lançamento do motor 1.8 16V Dual VVTi. Tudo para o carro-chefe da marca japonesa não perder espaço para concorrentes não só como Civic, Vectra e Cerato, mas também SUVs como Hyundai Tucson e Kia Sportage.
A meta da Toyota é vender, pelo menos, 55 mil unidades do modelo, que é o líder do segmento com 30% de participação neste mercado. Para não perder público, os preços foram reajustados, mas sem nenhuma exorbitância. A versão básica, a XLi 1.8 manual, tem preço sugerido em R$ 63.570; a XLi 1.8 automática sai por R$ 67.570. Já a GLi 1.8 manual custa R$ 67.070 e a automática, R$ 70.570. A opção XEi 2.0 automática tem preço sugerido em R$ 76.770.

A versão topo de linhas, Altis, foi a única com redução de preço: de R$ 89.180 para R$ 87.500. O diferencial dela está no bonito acabamento interno em motivo de madeira, câmera de auxílio a manobras quando a marcha à ré é engatada – o monitor com as imagens fica no espelho retrovisor interno –, break light em LEDs e bluetooth.
Apesar das mudanças – que incluem ainda um novo câmbio manual de seis velocidades – o novo Corolla continua o mesmo. É apenas a atualização da 10ª geração do modelo. De uma forma geral, somente o novo motor se destaca no conjunto, como na versão GLi 1.8 manual durante avaliação de 300 quilômetros por estradas no interior de São Paulo.
Outro ponto negativo é o porta-luvas duplo. Um fica em cima do outro, o que deixa o módulo ocupar metade do espaço que seria para as pernas do passageiro. Além disso, o que fica na parte superior é bem raso, ou seja, não é tão funcional quanto deveria ser. Fora isso, o painel continua bem simples.
Como a estrutura do modelo não foi mudada, a grande qualidade do Corolla continua a mesma: o amplo espaço interno. Apesar de ser um sedã médio, ele acomoda confortavelmente cinco passageiros. O motorista, inclusive, fica em uma ótima posição de dirigir e tem boa visibilidade. Por causa disso, o ajuste dos espelhos é bem fácil.

Motor é o destaque
A Toyota acertou no motor 1.8. Com a nova tecnologia, que traz como características a alta taxa de compressão, refrigeração dos pistões a óleo e bloco e cárter de alumínio, o carro mostra nítida melhora na performance. Abastecido com etanol, o propulsor flex garante 144 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 18,6 kgfm a 4.800 rpm. A velocidade de 0 a 100 km/h é atingida em 12,7 segundos e, segundo a Toyota, o consumo médio é de 7,46 km/l (o carro tem etiqueta de consumo “A”).
O destaque fica para as retomadas rápidas, conferidas nas ultrapassagens durante o percurso nas rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Dom Pedro I. De acordo com a fabricante, com este motor, as retomadas de 60 a 100 km/h são feitas em 8,4 segundos.


0 comentários: