Rede de Comércios Protegidos chega ao bairro Cidade Nobre em Ipatinga



Tenente Wesley:" A troca de informações entre os lojistas e a Polícia Militar tem nos ajudado muito na prevenção de assaltos" - Foto: Diário Popular
04-09-2011 10:49
IPATINGA - A Rede de Comércios Protegidos é uma ferramenta que a Polícia Militar de Ipatinga utiliza para auxiliar no combate a assaltos em estabelecimentos comerciais. O projeto foi iniciado há quatro meses e já funciona nos bairros Bom Jardim, Esperança e Ideal e no próximo mês será implantado também no bairro Cidade Nobre.
Segundo o tenente Wesley, do 14º Batalhão da Polícia Militar, durante o primeiro quadrimestre do ano notou-se um aumento considerável no número de assaltos em comércios da região e por isso tornou-se necessário aumentar a segurança nestes locais. "O setor de patrulhamento da PM faz a ronda pela cidade e foi constatado que houve um aumento de 40 a 50% nessa modalidade de assaltos e por isso instalamos a rede de comércios protegidos para diminuir esta modalidade de crime. O principal objetivo é inibir os assaltos e prestar apoio aos comerciantes para que eles se sintam mais protegidos e mais próximos da polícia", explicou o tenente.

MEDIDAS

Para colaborar com a segurança dos comerciantes, o programa conta com quatro elementos principais: placa de identificação nas lojas que participam da rede de proteção, adesivo com os telefones de contato da polícia que funcionam 24h por dia, alarme de pânico que o lojista pode acionar através de um controle remoto caso se sinta coagido e um blog que a polícia militar criou para disponibilizar dicas de segurança aos donos de comércio. "Estes instrumentos são muito importantes porque são todos interligados ao trabalho da polícia. Os telefones da rede funcionam diariamente, 24h por dia, e o alarme, quando acionado, faz contato através de rádio com a PM. O blog também é muito importante porque podemos disponibilizar tanto dicas quanto vídeos de delitos para que a comunidade nos ajude a identificar infratores e contribuir para o bem estar de todos", informou Wesley. O endereço do blog é redecomerciosprotegidos.blogspot.com

REDE DE CONTATOS
Outra forma de proteção da rede é o contato dos comerciantes uns com os outros. Clévio é proprietário de um comércio na avenida Esperança, localizado no bairro Esperança e considera muito úteis o auxílio e a proteção implantado pela PM. "O sistema de proteção deu muito certo. Tenho conversado com outros comerciantes e a opinião é a mesma, todos acham muito boa a rede de proteção. A gente pode contar com a ajuda de outros lojistas e a PM está sempre perto da gente. Eu mesmo já participei de uma situação em que uma vizinha de comércio chamou a polícia porque viu um suspeito rondando uma loja aqui do bairro", afirmou Clévio.
Para a proprietária do Instituto de Beleza Tuca Fashion, a iniciativa é boa e podia ser copiada também para as ruas. "Nós, comerciantes, temos uma ajuda a mais, mas a polícia podia levar essa ideia para as ruas. Seria ótimo se o índice de assalto também diminuísse nas ruas, porque nos comércios não podemos reclamar, melhorou muito a segurança", declarou a dona do salão.



ASSALTOS
Na última segunda-feira (29) a loja Radical Chic localizada na avenida Carlos Chagas, no bairro Cidade Nobre foi assaltada. A vendedora Fernanda Cristina relatou que o assaltante entrou na loja com a cabeça coberta por um capacete preto, com a viseira fechada e anunciou o assalto. "O rapaz estava com um revólver e apontou para mim e para as outras funcionárias que estavam aqui. Ele me pediu que pegasse camisas para ele, eu entreguei tudo que ele pediu, pois fiquei apavorada", informou Fernanda. O indivíduo roubou 35 camisas, R$ 2,00 e dois aparelhos celulares.
A gerente da loja, Ione Ferreira, acredita que com a implantação da Rede de Comércio Protegidos no bairro os lojistas terão mais tranquilidade para trabalhar. "A gente está na expectativa de que com esse projeto da PM, tenhamos mais segurança para trabalhar. É um auxílio a mais que teremos para trabalhar com calma. O bairro precisa de mais proteção, o índice de assaltos no Cidade Nobre tem sido muito alto", ressaltou a gerente.
Na mesma semana um outro estabelecimento comercial do bairro foi assaltado, a padaria Pão Total, também localizada na avenida Carlos Chagas. Os infratores levaram uma quantia grande em dinheiro que encontraram no caixa da padaria. 
O tenente Wesley explicou que o que a polícia pretende é exatamente auxiliar os comerciantes e protegê-los contra essas ações. "A rede de proteção vai ser instalada no Cidade Nobre porque os estabelecimentos do bairro estão precisando de mais apoio. A rede de comércios protegidos vai ajudar a polícia e os comerciantes do bairro. A troca de informações entre os lojistas e a polícia militar tem nos ajudado muito na prevenção de assaltos e com certeza é mais uma forma de garantir a segurança dos comerciantes do Cidade Nobre e dos outros bairros participantes", finalizou Wesley.



Fonte: Diário Popular

0 comentários: