Medidor inteligente de luz será testado em MG - Conta poderá ser pré-paga

Aparelho indica o consumo com luz verde, amarela ou vermelha

Sete Lagoas, a 70 km de Belo Horizonte, vai começar a testar um medidor inteligente de consumo de energia no campus da UniverCemig e em 2.000 residências a partir do segundo semestre de 2011. Inédita no Brasil, mas já em funcionamento na Europa, a tecnologia "smart grid" informa ao consumidor em tempo real os gastos com energia elétrica.
A iniciativa é uma parceria da Light com a Cemig e tem investimento de R$ 65 milhões. A cidade do Rio de Janeiro também irá testar o equipamento.
Segundo o assessor da diretoria de operações da Light, Fábio Toledo, o novo medidor terá um display que irá mostrar diretamente ao consumidor o gasto em reais e não em quilowatts/hora (Kwh), como é feito atualmente. A partir de uma média diária ou semanal, ele poderá calcular o valor que irá pagar no fim do mês se continuar no mesmo ritmo, evitando surpresas. "O aparelho acenderá a luz verde, amarela ou vermelha para demonstrar o nível de consumo naquele momento", descreve Toledo.
O novo sistema também vai possibilitar pelo menos três tarifas diferenciadas no decorrer no dia, como já acontece com a telefonia fixa. "O consumidor irá pagar menos se programar a máquina de lavar roupa para funcionar pela manhã, em vez de usá-la no horário de pico, entre 18h e 22h", exemplifica.
"A proposta é que o medidor deixe de ser um mero registrador de consumo e passe a ser uma central de comunicação interativa entre consumidor e distribuidor", diz o diretor da Agência Nacional de Energia Elética (Aneel), André Peritoneu da Nóbrega.
Segundo ele, o novo sistema também irá apresentar as frequências e as durações da interrupção de energia, bem como a variação dos níveis de tensão. "As leituras serão feitas por meio de uma central na concessionária, o que dará mais agilidade à prestação do serviço", adianta. O medidor deve começar a se tornar uma realidade no fim de 2012.
A Cemig aposta que a tecnologia irá melhorar a qualidade do relacionamento com os clientes. A empresa acredita que o consumidor terá "uma participação mais ativa na gestão de sua energia" e que as concessionárias poderão avaliar os benefícios e as demandas na adaptação à nova realidade.

Conta poderá ser pré-pagaO medidor inteligente permite que a conta de luz seja pré-paga, como de celular. "O consumidor pode fazer a 'recarga' quando quiser, não necessariamente no fim do mês", explica o assessor da diretoria da Light, Fábio Toledo.
Caso o gasto supere o valor carregado, o sistema prevê "crédito de emergência nos moldes do cheque especial dos bancos", tranquiliza. (FT)

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