Usiminas Mecânica oferece oportunidade de aprendizado

Luiz Henrique Campos, um dos aprendizes contratados pela Usiminas Mecânica


IPATINGA - A Usiminas Mecânica está com inscrições abertas para o seu programa de formação profissional. A iniciativa é voltada para jovens do Vale do Aço com idade entre 14 e 24 anos que estejam cursando ou tenham completado o Ensino Médio. A partir de agora, as inscrições podem ser feitas em qualquer época do ano, por meio do site www.usiminasmecanica.com.br.
De acordo com o gerente de Recursos Humanos, Hildebrando Martins da Costa, o grande objetivo do programa é capacitar os participantes em áreas que exigem mão de obra qualificada. "Atualmente, o mercado já sente falta de alguns profissionais e daqui a alguns anos essa escassez será ainda maior. Por isso, investimos na formação e no desenvolvimento desses jovens, para que eles estejam aptos a atuar dentro e fora da empresa".

CASOS
Só em 2010, a Usiminas Mecânica contratou cerca de 540 aprendizes. Um deles foi Diogo Pagani, 20 anos, que fez o curso de Tornearia e hoje atua como mandrilador na área de Usinagem. Depois de um ano e meio de aulas teóricas e práticas, ele foi contratado em novembro do ano passado. "O curso é bem proveitoso e poder trabalhar na Usiminas Mecânica é uma grande oportunidade. Não vou parar de estudar, pretendo também fazer uma faculdade", conta.
Luiz Henrique Campos é outro exemplo de aprendiz que foi contratado pela Usiminas Mecânica. Depois de fazer o curso de Mecânica de Manutenção, ele ingressou na faculdade de Engenharia Mecânica, época em que foi também estagiário na empresa, e há quase um ano atua como engenheiro júnior. "Ser aprendiz me deu uma bagagem muito boa, até para a graduação. O curso amplia nossos horizontes e nos dá uma ótima base para a carreira", conta.

FORMAÇÃO
A formação do aprendiz pode durar de um a dois anos, dependendo da área escolhida. O candidato pode optar por dez cursos, que se dividem sempre em aulas práticas e teóricas: Manutenção Mecânica, Manutenção Elétrica, Soldagem, Processos Administrativos, Traçagem, Montagem de Estruturas, Usinagem, Torneraria, Caldeiraria e Mantenedor de Equipamentos e Sistemas Eletroeletrônicos. fonte: Diário Popular

1 comentários:

Anônimo disse...

INFELICIDADE

Olha eu tambem passei por essa de aprendiz e foi uma das piores experiencias que tive navida profissional.
Fui um aprendiz de solda, estudei 6 meses no CDP, com a informação de que iriamos passar por um estagio de 1 ano na area da USIMEC, me esforcei bastante no curso e fui uns dos que mais se destacava dentre os outros, até me inscrevi em treinamentos depois do horario.
Passado esses longos 6 meses fui para area da usina cheio de esperança e vontade de crescer, de cara ja caio em um horario de 14:00 as 22:00, ja podia dizer adeus aos treinamentos nortunos no CDP, e tambem o salario caiu pois a carga horaria diminuiu, olha bem pegava as 14 horas e largava as 22 horas e ainda trabalhar sabado para no final do mês receber 350 reais, e ja ia me esquecendo se meu curso é de solda o estagio tem que ser de???? nem vou responder.
Mas la na area minha funcao era esmerilar peça, varrer patio, catar sucata, poxa nesse meio tempo o que era para você aperfeiçoar o que aprendeu no curso tava era enferrujando, por que coloca um soldador para ficar um ano trabalhando de ajudante para ver se ele volta ser o que ele era.
E tem mais no fim do estagio o emprego nao era garantido.
E USIMEC não ta fazendo caridade para nimguem o governo exige dela ter aprendizes de acordo com o numero de funcionarios dela, e alguns lideres de turma usam esses aprendizes como ajudantes, e ainda por cima a USIMEC ganha desconto em impostos por fazer esse projeto de aprendizes.
Olha para mim foi um momento ruim pois queria aprender e simplesmente o que vi foi aproveitando da minha mao de obra e ainda com um salario pela metade muitos amigos meus permanecerão, alguns ficharao outros nao.
Você disse que só em 2010 a USIMINAS contratou 540 aprendizes mas o numero de aprendizes que passaram por la foi ate 4 vezes maior.
Olha hoje eu estou em uma empresa que trabalha na area de comercio de cara sem precisar de treinamento ou algo do tipo ja tiro 1300 reais e tenho plano de saude na unimed melhor que marcio cunha tambem tenho PLR .
Um conselho a todos que lerem aqui USIMINAS, USIMEC, pura ilusão, eu tiro esse salario e meu cargo é o mais baixo, procure fazer um levantamento de quanto o mercado ta pagando.
E outra almoço em casa
nao trablho domingo

Um amigo meu é técnico em eletrotecnica pelo JK fez eletrica pelo CDP e hoje trabalha na calderaria da USIMEC como eletrecista de manutenção, ele que faz manutenção de ponte rolante, resposanbilidade é muita, ele vem me dizer que ganha na carteira 1070,00 reais e que com desconto pega na faixa de 790 a 800 poxa acho que um cara estudado merecia mais.
Tudo que escrevi opinião minha e isso se chama liberdade de expressão.